terça-feira, 7 de julho de 2015



Início da perfuração do túnel Charitas-Cafubá


Início da perfuração do túnel Charitas-Cafubá

A perfuração do túnel Charitas-Cafubá, que integra a obra da TransOceânica, começou nesta terça-feira (7), às 11 horas. A detonação de cerca de 150 quilos de explosivos iniciou a construção do túnel Luis Antônio Pimentel, que ligará a Zona Sul com a Região Oceânica da cidade, e vai começar pelo Cafubá. Como não há tráfego na região, não precisou ser interditado, mas será preciso ter alguns desvios no trânsito durante a realização da obra. A finalização do túnel está prevista para julho de 2016. 

A TransOceânica vai contar com ônibus no sistema BHLS (Bus of High Level of Service). Os veículos vão ser equipados com ar-condicionado, portas de ambos os lados e os passageiros vão poder embarcar em seus bairros e em seguida os ônibus entrarão na faixa exclusiva do sistema. O trajeto será do Engenho do Mato até Charitas e a previsão é que o percurso completo seja feito em 25 minutos, passe por 13 estações e pelo túnel. Não vai ser cobrado pedágio na via. 

O investimento total da obra é R$ 310.894.585,00 com recursos do Governo Federal e da Prefeitura de Niterói.  

A Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) divulgou nesta segunda-feira  (06), o esquema de trânsito para as interdições na realização da obra da Transoceânica, com a perfuração do túnel que ligará Cafubá até Charitas, no trecho que corresponde a Estrada Francisco da Cruz Nunes entre a Avenida Ewerton da Costa Xavier (Central) e a Avenida Irene Lopes Sodré.

A partir do dia 14, ficarão interditadas as pistas, principal e auxiliar, da Estrada Francisco da Cruz  Nunes, sentido Praia de Itaipu, entre a ponte (canal) após Rua Luiz Eduardo Lobo e o Colégio Estadual Alcina Rodrigues. 

Para desviar o fluxo de veículos da Francisco da Cruz Nunes, em direção à Praia de Itaipu, será criado um sentido duplo de circulação na pista oposta, em direção ao Largo da Batalha, durante 24 horas por dia, sete dias por semana, até o término da obra. A pista será dividida por cones, possibilitando a operação de faixas reversíveis nos horários de pico.   Nas saídas das vias Rua Repórter César Donadel e Avenida Senador Vasconcelos Torres, que ligam a Avenida Ewerton da Costa Xavier e a Avenida Irene Lopes Sodré, haverá agentes e operadores da NitTrans.  

​ A NitTrans irá disponibilizar 22 operadores de trânsito, três supervisores, além do efetivo existente, uma motocicleta, um veículo leve e um reboque pesado 24h por dia, para retirada de acidentes e enguiços, além de 350 cones. Serão implantadas 40 placas de trânsito e diversas faixas informativas, para indicação, advertência e regulamentação.

Mobilidade – A construção do túnel, que terá 1,3 quilômetro de extensão, tem como objetivo desafogar o trânsito e diminuir o tempo de travessia da Região Oceânica até a Zona Sul. A via expressa terá 9,3 km e deve transportar 80 mil pessoas por dia. 

Fonte de pesquisa:
http://www.ofluminense.com.br/

5 comentários:

  1. Tem tudo para ficar bom!

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  2. Pois é, mas eu acho que isso só vai ficar pronto lá pro ano 2052.

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  3. Obrigado pelos comentários.
    Nós do Universo da Engenharia estamos na expectativa de como vai ser.
    Forte abraço

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  4. Maravilhoso está ficando o blog continue postando e adicionando conteúdo sobre o tema

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  5. Obrigado Lejota, quem quiser saber sobre blog's, sites (...), recomendo o Lejota!

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